segunda-feira, 12 de julho de 2010

Manchete açucarada

Quem viu a manchete de capa de O Liberal hoje (12/07) pensou: enfim esse país parece que entrou nos eixos. Mas o entusiasmo durava pouco. Mesmo com a manchete e o texto de chamada abaixo, quem lesse o texto no miolo veria que a informação de que o deputado federal e candidato ao senado pelo PMDB, Jáder Barbalho teve sua candidatura impugnada pelo Ministério Público Eleitoral era apenas um ensaio, uma vontade.

O fato real - que a manchete quis antecipar - é que o MPE apenas deu início ao processo de impugnação da candidatura do deputado federal que tenta novamente voltar ao senado federa, e que apesar de ser adjetivado de corrupto por boa parte do público, detém ainda um curral eleitoral capaz de facilmente elegê-lo até governador, caso tentasse. Ao menos as pesquisas apontavam isso.

Resta saber se vingará a ação do MPE, que no mesmo embalo tenta impugnar a candidatura também ao senado do igualmente deputado federal, Paulo Rocha, do PT. Ambas as ações são baseadas na recente Lei do Ficha Limpa, que como sabemos, recebeu mudanças em sua aprovação no Senado, que pode dar chances a interpretações judiciais imprevisíveis. O enquadramento na Lei do Ficha Limpa é o mesmo para ambos: renúncia aos respectivos mandatos antes da abertura de processo de cassação.

Resta saber como nossos magistrados farão a aplicação da Ficha Limpa. O futuro é incerto, apesar da evolução com a nova lei.

Ah sim. A matéria também citava o caso do ex-deputado pelo partido DEMOCRATA, Luis Sefer, médico condenado a 21 anos por pedofilia e que pelos motivos mais obscuros possíveis, está solto e mais inacreditavelmente ainda, concorre nestas eleições à câmara federal pelo PP. Mas isso nem dá para comentar, tamanho o absurdo.

Falei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário