sábado, 24 de julho de 2010

União por Belém

Julho, mês das férias escolares, é o período do ano que costumeiramente dizemos que o belemense se muda. Se muda para ver os parentes no interior, se muda para as lindas praias de águas doces ou salgadas ou vai viajar, conhecer outras paragens. Belém fica vazia. É assim desde que aqui vim morar. O sentimento de que você deve deixar a cidade chega a ser intimidador. Ou você viaja - nem que seja para Outeiro -, ou você será discriminado quando todos ao seu redor perguntarem "pra onde você foi ?" você dizer que não foi a lugar algum.

No entanto noto neste julho, que a cidade não está vazia. Turistas do interior do Estado, de outras unidades da federação e muitos turistas estrangeiros estão na cidade. Isso é ótimo, pois Belém merece e precisa destes visitantes. É uma cidade bonita, mas muito maltratada. Até por sua população.

Muito lixo nas ruas, paredes pixadas, esgotos correndo pelo meio fio, trânsito desorganizado. Tudo isto compõe o cenário da cidade, fundada por portugueses e com uma arquitetura central que beira a contemplação, de tão bonita. É uma mina de ouro única.

Não podemos contar com a administração municipal para melhorias da cidade. Nem devemos esperar pela troca desta administração. Acredito que entidades de classe como Associação Comercial do Pará, Sindilojas, CDL, ADVB, Belém Convention & Visitors Bureau, por exemplo, deveriam ser unir para ações concretas, para definitivamente colocar Belém no mapa do turismo nacional e internacional. Não dá pra esperar pela Paratur e muito menos ainda pela Belemtur.

Gosto de andar pela cidade a pé. Gostaria muito mais se algumas ações fossem realizadas. Do mesmo modo acredito que os turistas que visitam a cidade, também gostariam.

O paraense é hospitaleiro e amável. Vamos aproveitar isso.

Falei

Nenhum comentário:

Postar um comentário