domingo, 18 de julho de 2010

Mestre Caravaggio


Notícia do final de semana correu o mundo. Uma possível nova obra de Michelangelo Merisi da Caravaggio, ou apena Caravaggio, teria sido descoberta, revela o jornal L''Osservatore Romano, do Vaticano. Não fala mais que isso, apenas que a obra está sendo estudada em local indeterminado. Isto na mesma semana em que os italianos relembram os 400 anos da morte do pintor barroco.

Em 1998, tive a grata e inacreditável chance de ver sua exposição em São Paulo, ainda que por acaso, pois fui a um almoço a convite da Epson, há uma quadra do MASP, onde acontecia a exposição. (http://veja.abril.com.br/120898/p_144.html)

É algo indescritível sua arte. Tamanha a beleza de suas obras. Sou grato ao acaso pela chance de ter visto a exposição e espero outra vez mais poder apreciar a técnica que faz com que quadros de quatro séculos, emitam luz e vida.

Indico aos que quisem conhecer um pouco mais do artista, visitar o Wikipedia, como ponto de partida (http://pt.wikipedia.org/wiki/Caravaggio). Suas obras podem ser vistas no link no final da página. Óbvio que não é a mesma coisa que vê-las ao vivo, mas pode-se observar a dimensão de suas criações.

Publico acima a primeira obra de Caravaggio, Le jeune Bacchus Malade - Pequeno Baco Doente (vers 1593), que está na Galeria Borghese, em Roma/IT.

Falei.

Um comentário:

  1. Admiro esse artista. Menos por sua vida conturbada e marginal (morreu pobre, doente e cheio de inimigos), mais pela incrível relação que possui com o rigor da luz e da perspectiva. Consta que disse uma vez: “pintar uma boa representação de flores daria tanto trabalho (manifattura) como uma de figuras”. Esse radical naturalismo de Caravaggio, mas revolucionário nos primeiros anos do século 17, é que o faz figurar entre os craques (titulares) da minha seleção de pintores mundiais (e de todos os tempos).

    Parabéns, Vicente, por lembrar os quatrocentos anos da sua morte, pela notícia da descoberta de uma possível (falta confirmar ainda) pintura sobre O Martírio de São Lourenço. Parabéns igualmente pelo blog.

    [jb]

    ResponderExcluir